hostgator coupon 75 off
Entrega de certificados do curso de Liderança em Comunicação Estratégica para a Saúde
Quarta edição da “Exposição sobre a Biodiversidade Itinerante: A Cultura da Conservação e o Desenvolvimento Sustentável”
Caravana Jurídica, que consistiu na assistência jurídica e psicológica gratuita...
Total Moçambique financia bolsa de estudos aos estudantes do Programa REPTO-IMEP
Homenagem ao primeiro Reitor da Universidade Politécnica Prof. Doutor Lourenço do Rosário
O Programa de Reforma do Ensino Técnico-Profissional no Instituto Médio Politécnico (REPTO-IMEP) da FUNDE-Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação, vai formar, durante três anos, um total de 744 técnicos médios.
FUNDE PARTICIPA NA EXPOSIÇÃO/FEIRA SOBRE A BIODIVERSIDADE
Arrancaram as aulas do Programa de Reforma do Ensino Técnico-Profissional no Instituto Médio Politécnico
Feira de assistência jurídica e atendimento psicológico
Apresentação Institucional - Funde
Joaquim Chissano
Antigo Presidente da República, fala sobre a FUNDE
Magid Ossman
Empresário, fala sobre a FUNDE.
Foto de família com os participantes do seminário sobre bancarização.
Seminário sobre Jornalismo Universitário - Linguagem como Factor Identitário.
Apresentação de uma peça teatral durante a cerimónia de encerramento do ano lectivo na Escola Primária 25 de Junho.

Universidade Politecnica 

 

fotosocials

Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação

Sobre

ponto A FUNDE é uma entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos e surgiu por despacho do Conselho de Ministros, em sessão ordinária no dia 18 de Setembro de 2012.

   A Funde tem como objectivo geral a promoção de acções e actividades sociais, tais como:

.Educação e capacitação não formal em áreas específicas e estratégicas para o desenvolvimento das comunidades do País;

.Relacionamento com a comunidade;

.Formação e capacitação técnico-profissional;

.Actuação nos domínios artístico, cultural e desportivo.

___________________________________

  • .Promoção do ser humano nas suas dimensões física, intelectual, científica e económico-social;
  • .Contribuição para a elevação das capacidades individuais e das comunidades;
  • .Promoção do espírito de empreendedorismo no seio das comunidades;
  • .Intervenção, planeamento e execução de estratégias de desenvolvimento;
  • .Cooperação com entidades do Estado, privadas e da sociedade civil, em tudo o que se relacionar com o seu fim.
  • ____________________________________________________

Sir Motors atribui 15 bolsas de estudo aos estudantes do Programa REPTO-IMEP

Assinatura do Memorando de Entendimento Troca de Pastas Foto de familia Participantes
Narciso Matos Reitor da Universidade Pol Filipe Couto Representante da Sir Motors

A Sir Motors vai atribuir 15 bolsas de estudo, por um período de três anos, a estudantes carenciados da província de Tete, beneficiários do programa de reforma do ensino técnico-profissional, sem fins lucrativos, REPTO-IMEP. Um programa, cuja vocação é formar e graduar técnicos profissionais de nível médio, e que é desenvolvido no Instituto Médio Politécnico - IMEP (delegação de Tete e Nampula), sob tutela da Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação – FUNDE.

Para o efeito, a Directora geral da Sir Motors, Sra. Sheila Camal, assinou, na quinta-feira, 30 de Agosto, na cidade de Maputo, um memorando de entendimento com o Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, através do qual se compromete a desembolsar quatro milhões e quinhentos mil meticais durante o período de vigência do acordo.

Ainda à luz deste memorando, cuja assinatura foi testemunhada pelo Governador da Província de Tete, Dr. Paulo Auade e a coordenadora das bolsas, Dra. Ana Rita Sithole, a Sir Motors vai oferecer aos beneficiários das bolsas a oportunidade de efectuarem visitas de estudo, estágios e, eventualmente, contratá-los, em função das necessidades da empresa.

Na ocasião, Padre Filipe Couto, que falava em representação do presidente do Conselho de Administração da Sir Motors, Amade Camal, afirmou que a empresa decidiu associar-se ao projecto REPTO-IMEP como forma de contribuir para o desenvolvimento do País, investindo na educação.

“Não há desenvolvimento sem educação. Estamos a falar de hidrocarbonetos, mas temos que ter cuidado. A sua exploração ainda não iniciou, e nem se sabe exactamente quando vai iniciar. E quando iniciar, (os hidrocarbonetos) podem acabar. Por isso estamos a fazer este investimento. Um povo educado encontra sempre uma maneira de sobressair”, disse o Padre Filipe Couto.

Por seu turno, o Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, louvou a Sir Motors pelo apoio aos beneficiários do REPTO-IMEP, que, no seu entender, demonstra o valor que a educação representa para a empresa.

Este memorando é sinal de que “para a Sir Motors, assim como para nós, a educação é a maior riqueza de Moçambique. Não é o gás, o petróleo, as praias ou a agricultura. É a educação que vai garantir que os moçambicanos usem ou transformem estas coisas para encher os nossos estômagos e os nossos corações, bem como criar felicidade para os moçambicanos”.

O REPTO-IMEP é uma iniciativa social da Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação - FUNDE, apoiada pela Universidade Politécnica e patrocinada pelo JOBA, um programa de habilidades para o emprego financiado pelo UK Aid (DFID-Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional).

A iniciativa teve o seu início em Março de 2018 nas províncias de Nampula e Tete, abrangendo as áreas de Indústria e Construção Civil. Em Nampula, são ministrados os cursos de Mestre-de-Obras, Medidores Orçamentistas e Electricidade Industrial e, em Tete, os de Estradas e Pontes, Manutenção de Equipamentos Hidráulicos e Construções Mecânicas.

Os cursos, de nível médio, têm a duração de três anos, sendo que os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos de idade e concluído a 10ª classe. Os professores do programa passam por uma formação e certificação que os habilitam a ministrar cursos por competência.

Por forma a garantir o recrutamento e retenção de jovens de classe média-baixa, o REPTO-IMEP estabelece um sistema de apoio financeiro, através de bolsas de estudo (apoio em materiais escolares, alimentação, transporte e residência estudantil), apoio psicológico (saúde preventiva e materno-infantil) aos seus formandos, principalmente às mulheres desfavorecidas, de modo a propiciar as mais elevadas condições de aprendizagem.

Funde logoFUNDE - Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação 

Entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos.

f m y s

    © 2017 Funde  |  Todos os direitos reservados | Desenvolvido porArtur Delfim A.Pedro

Please publish modules in offcanvas position.