hostgator coupon 75 off
Entrega de certificados do curso de Liderança em Comunicação Estratégica para a Saúde
Quarta edição da “Exposição sobre a Biodiversidade Itinerante: A Cultura da Conservação e o Desenvolvimento Sustentável”
Caravana Jurídica, que consistiu na assistência jurídica e psicológica gratuita...
Total Moçambique financia bolsa de estudos aos estudantes do Programa REPTO-IMEP
Homenagem ao primeiro Reitor da Universidade Politécnica Prof. Doutor Lourenço do Rosário
O Programa de Reforma do Ensino Técnico-Profissional no Instituto Médio Politécnico (REPTO-IMEP) da FUNDE-Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação, vai formar, durante três anos, um total de 744 técnicos médios.
FUNDE PARTICIPA NA EXPOSIÇÃO/FEIRA SOBRE A BIODIVERSIDADE
Arrancaram as aulas do Programa de Reforma do Ensino Técnico-Profissional no Instituto Médio Politécnico
Feira de assistência jurídica e atendimento psicológico
Apresentação Institucional - Funde
Joaquim Chissano
Antigo Presidente da República, fala sobre a FUNDE
Magid Ossman
Empresário, fala sobre a FUNDE.
Foto de família com os participantes do seminário sobre bancarização.
Seminário sobre Jornalismo Universitário - Linguagem como Factor Identitário.
Apresentação de uma peça teatral durante a cerimónia de encerramento do ano lectivo na Escola Primária 25 de Junho.

Universidade Politecnica 

 

fotosocials

Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação

Sobre

ponto A FUNDE é uma entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos e surgiu por despacho do Conselho de Ministros, em sessão ordinária no dia 18 de Setembro de 2012.

   A Funde tem como objectivo geral a promoção de acções e actividades sociais, tais como:

.Educação e capacitação não formal em áreas específicas e estratégicas para o desenvolvimento das comunidades do País;

.Relacionamento com a comunidade;

.Formação e capacitação técnico-profissional;

.Actuação nos domínios artístico, cultural e desportivo.

___________________________________

  • .Promoção do ser humano nas suas dimensões física, intelectual, científica e económico-social;
  • .Contribuição para a elevação das capacidades individuais e das comunidades;
  • .Promoção do espírito de empreendedorismo no seio das comunidades;
  • .Intervenção, planeamento e execução de estratégias de desenvolvimento;
  • .Cooperação com entidades do Estado, privadas e da sociedade civil, em tudo o que se relacionar com o seu fim.
  • ____________________________________________________

             Caravana Jurídica

Atribuição de Nuit

Narciso Matos reitor da Universidade Pol

Simão Mucavele vereador para a área da

Gaspar Ibrahimo coordenador da brigada d

Registo de nascimento

A Unidade de Extensão Universitária (UEU) da Universidade Politécnica, através da FUNDE - Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação, organizou, no passado sábado, 30 de Junho, no bairro 25 de Junho, distrito municipal KaMubukwana, em Maputo, uma “Caravana Jurídica”, que consistiu na assistência jurídica e psicológica gratuita e ainda na emissão de Bilhetes de Identidade (BI) e Número Único de Identificação Tributária (NUIT) e registos de nascimentos, para a comunidade.

Trata-se de uma acção levada a cabo, na Escola Primária Completa 25 de Junho, em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e o Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ), no âmbito das acções desenvolvidas pela FUNDE, visando a melhoria das condições de vida das comunidades e a promoção da cidadania.

Focalizada nas camadas sociais desfavorecidas, a assistência jurídica incidiu, principalmente, sobre os casos mal-parados, conflitos de terra e violência contra a mulher, jovens e viúvas, enquanto a terapia psicológica teve carácter individual e familiar, complementada, através do aconselhamento para a prevenção e combate ao consumo de drogas, bebidas alcoólicas e demais substâncias psicotrópicas.

A emissão de Bilhetes de Identidade e NUITs, bem como os registos de nascimentos foram realizados pelas brigadas móveis da Direcção Nacional de Identificação Civil, da Autoridade Tributária de Moçambique e do Registo e Notariado, respectivamente. 

Abordado a-propósito da iniciativa, o Reitor da Universidade Politécnica, o Prof. Doutor Narciso Matos, explicou que a multiplicidade de actividades desenvolvidas na Escola Primária Completa 25 de Junho faz parte da ligação que a Universidade Politécnica e a FUNDE têm com este estabelecimento de ensino.

“Nós como universidade queremos ter bons alunos e os bons alunos vêm de boas escolas, daí que estabelecemos uma parceria com esta escola, que inclui a formação de professores, melhoria das instalações e, essencialmente, ajudá-la a ser melhor e capaz de produzir melhores estudantes para o nosso Instituto Médio Politécnico ou para a nossa universidade. Estamos na cadeia de educação e esta é uma parceria entre uma instituição pública e uma universidade privada”, sustentou.

Todos estes serviços de atendimento jurídico, psicológico e a emissão de documentos essenciais, conforme referiu o Reitor, são para o benefício da comunidade, porque entendemos que as famílias das crianças, que frequentam a Escola Primária Completa 25 de Junho, vivem ao redor desta unidade de ensino.

Por sua vez, Simão Mucavele, vereador para a área da Educação, Cultura e Desporto do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, considerou que o evento constitui a materialização do que vem consignado no acordo de parceria celebrado entre a edilidade e a Universidade Politécnica, visando assegurar que a escola seja potenciada, no sentido de elevar a qualidade do ensino e também permitir que se reforce a ligação da escola com a comunidade. 

“Esta iniciativa é um exemplo de como se pode permitir que a escola seja um centro onde a comunidade se identifica. Tudo o que vai acontecer hoje, desde a atribuição de NUITs, bilhetes de identidade, apoio jurídico e psicológico, se insere no apoio que tem vindo a ser concedido à escola pela Universidade Politécnica, num acto em que a universidade faz com que os seus estudantes aliem a teoria à prática”, frisou o vereador.

Já o coordenador da brigada da Direcção Nacional de Identificação Civil, Gaspar Ibrahimo, referiu que a sua equipa conta com quatro operadores disponíveis para ajudar à comunidade do bairro 25 de Junho, em Maputo, a obter os seus bilhetes de identidade, um documento essencial no exercício da cidadania.

Importa realçar que, na ocasião, foram premiados cinco alunos da Escola Primária Completa 25 de Junho, que se destacaram nas jornadas internacionais de matemática, ocorridas, recentemente, na Willow International School, no município da Matola, envolvendo estudantes de 50 países.

Funde logoFUNDE - Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação 

Entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos.

f m y s

    © 2017 Funde  |  Todos os direitos reservados | Desenvolvido porArtur Delfim A.Pedro

Please publish modules in offcanvas position.